Cinomose: o que é e como tratar?

Já ouviu falar sobre Cinomose? Uma doença silenciosa e agressiva que pode ser letal para o seu amigo. Venha saber mais com a veterinária Ana Cristina



A cinomose é uma doença causada por vírus, que acomete apenas os cães de qualquer idade, principalmente os não vacinados.


A transmissão normalmente ocorre através do contato direto com outros cães infectados que estão eliminando o vírus nas secreções ocular e nasal, por exemplo. No início da infecção, pode haver febre, acompanhada de vômito e diarreia. Depois disso, surgem os sinais respiratórios como tosse e dificuldade de respirar, além de conjuntivite, secreções nasais e oculares, parecendo que o animal está gripado. Após esse período, o vírus atinge o sistema nervoso central, podendo causar sinais neurológicos como convulsões e contrações musculares involuntárias.


Fazer um diagnóstico o mais prematuro possível para que ele consiga superar a doença, por isso é muito importante que ao primeiro sinal de qualquer tipo de doença, você leve seu cachorro ao veterinário a fim de identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado para o problema que ele está enfrentando.


Não há um tratamento específico. O tratamento restringe-se em tratar as doenças associados à cinomose, como pneumonia, infecções oportunistas, vômitos e diarreias além do controle da dor e das convulsões. Infelizmente não existe tratamento curativo e contamos somente com a imunidade do animal e do tratamento de suporte para enfrentar a doença.


Se o animal responder bem ao tratamento, pode ficar ou não com algumas sequelas (como convulsão, tiques nervosos, manchas nos dentes etc.).


O método mais eficiente de prevenir a doença é com a vacinação, que deve se iniciar com 45 a 60 dias de idade e depois com reforços anuais. Evitar que o animal tenha contato com animais de origem desconhecida também ajuda.


A cinomose é uma doença grave e muito comum, que pode ser facilmente evitada com a vacinação. Não deixe de vacinar seu animal!


#saúde #canina #cachorro #cinomose #tratamento

317 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Site created by Carolina Koury

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis