Como ensinar meu cão a fazer xixi no tapetinho?

A pergunta mais frequente entre tutores, ensinar o cão a fazer xixi no lugar correto não é uma tarefa fácil. Que tal aprender algumas dicas com a Juliana da Cão com Manteiga? Vem ler!




Ensinar o lugar certo das necessidades é uma das prioridades dos tutores. Realmente,

xixi e cocô espalhados na casa são um transtorno, que pode ser evitado seguindo algumas

orientações. O grande segredo para que esse ensinamento dê certo é a combinação de rotina, conhecimento do comportamento canino e reforço positivo.


Lembramos que estas orientações são um guia para ajudar a implementar os treinamentos na sua casa, e devem ser adaptados à realidade de cada cão e sua família.


1. Rotina: não adianta começar o treino num dia e no outro mudar as regras do jogo. Também não vale mudar o tapetinho de lugar o tempo todo, recompensar dia sim, dia não, prender o cão num dia e no outro deixá-lo pela casa. Precisamos instituir uma rotina para a família e para o cão, pois ele precisa de consistência para aprender. Ex: Selecione um local onde sempre deixará seu filhote quando estiver sozinho, onde tenha caminha, brinquedos e tapete higiênico, sempre no mesmo local. Também deixe tapetes nos cômodos que o cão frequenta. Deixe perto de cada tapete um pote fechado com petiscos. Supervisione o cão para poder premiá-lo sempre que acertar. E principalmente, todos os membros da família precisam participar do treinamento!


2. Conhecimento do comportamento canino: para nós é óbvio que o lugar das necessidades é o tapetinho, mas para os cães não é! Mais: para eles, se aliviar dentro de casa pode ser muito estranho, principalmente cães adotados adultos. Para cães, uma superfície absorvente é muito atrativa como banheiro, não importa se é um tapete persa, o pano de chão ou o tapete higiênico. Filhotes não conseguem segurar muito tempo as necessidades, e costumam fazer depois de acordar, de comer e beber e depois de brincar. Cães não fazem as necessidades errado por pirraça ou vingança – fazem para se comunicar: elas contém odores que indicam estresse, medo, e outras informações, que infelizmente, narizes humanos não entendem. Quando sabemos dessas e outras informações, estabelecemos um treino eficaz, prático e que faça sentido para o cachorro. Ex.: retire tapetes decorativos do ambiente durante o treino

para facilitar o entendimento do cão sobre o tapete higiênico; não deixe filhotes sozinhos no ambiente, por longos períodos ou sem o tapete por perto; para incentivar adultos a usarem o tapete, escolha um bem absorvente e umedeça com urina de outro cão.


3. Reforço positivo: promover acertos para poder recompensar bastante: isso significa pôr tapetes nos cômodos onde o cão estiver (que serão retirados à medida que o cão aprender) e estar presente para levá-lo ao tapete. Como recompensar também é importante: esperamos o cão começar a fazer as necessidades; baixinho, falamos “xixi” ou “cocô” (dependendo do que estiver fazendo) enquanto ele faz; assim que ele terminar e sair do tapetinho, já devemos estar com o petisco para reforçar e elogiar. Elogio + petisco é o combo perfeito para reforçar! Se focamos em recompensar, devemos nos controlar para não punir o cão se fizer errado. Porque o cão geralmente não entende que a bronca é por fazer as necessidades naquele local, mas sim por fazer as necessidades, simplesmente; e também porque broncas ensinam

que é “perigoso” se aliviar perto de humanos. Isso causa um ciclo de segurar por medo de broncas e depois fazer escondido das pessoas, o que causa estresse no cão e dificulta o treino.


Dicas:

- para evitar destruição do tapete, colamos no chão com adesivos do próprio tapete e ainda

podemos usar fita adesiva em volta, para deixá-lo menos interessante para o cão. Oferecer

#enriquecimentoambiental é importante para gastar energia do cachorro.

- caso veja o cão fazendo as necessidades errado ou encontre erros depois, não puna o cão!

Somente retire o cão do local, limpe com produto enzimático comprado em petshops, e tome

cuidados para evitar erros futuros!

- independente do tamanho do cão, alguns precisam de tapetes maiores ou menores; escolha

um tamanho e observe a reação do cão, caso perceba algum incômodo ou dificuldade, respeite

a preferência do cão e escolha outro tamanho mais adequado.

- mantenha o tapete higiênico limpo – alguns cães não conseguem fazer muitos xixis no

mesmo tapete, ou fazer xixi onde tem cocô, e isso pode causar erros.


Se encontrar maiores dificuldades na elaboração e implementação do treino, conte com a consultoria de um profissional especializado em treino positivo!

#xixi #tapetehigiênico #dicas #cachorro #adestramento

180 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury