Como escolher a ração ideal para o seu cão?

Quando vamos escolher ou trocar a ração do nosso animal, diante de uma chuva de possibilidades, ficamos perdidos sem saber o que escolher. A Dr. Ana Cristina da Family Vet te ajuda com essa tarefa!



Existem vários tipos de rações, que variam de acordo com a formulação e a composição. Com tantas opções disponíveis, está cada vez mais difícil escolher a ideal. Basicamente, as rações comerciais se dividem em 3 tipos: Super Premium, Premium e Standart (padrão), além das rações populares ou econômicas (que apesar do preço ser mais atrativo, não são a melhor alternativa pela falta de qualidade e pela origem dos ingredientes).


A alimentação é bem diferente de nutrição. A melhor ração para o seu cão deve ter nutrientes de qualidade! É comum na rotina veterinária perguntas sobre que ração comprar pro seu cachorro. O ideal é que o tutor, se o orçamento permitir, sempre compre a ração do tipo Premium ou Super Premium, que são melhores. Você deve pesquisar sobre as marcas que fazem parte de cada um desses tipos, para saber exatamente o que está comprando. Quando olhar o rótulo fique atento as quantidades de químicos utilizados na composição da ração: quanto mais conservantes e palatabilizantes pior é a ração.


Muitos tutores alegam que estas são rações mais caras, mas não é bem assim. Um cálculo que ajuda a determinar quanto você gasta, é comprar uma ração e anotar quantos dias ela dura se você oferecer a quantidade necessária para fornecimento da energia necessária pelo animal. O valor da ração deve ser dividido pelo número de dias, obtendo o valor da porção diária. Esse valor é mais baixo nas rações Super Premium, porque o animal não vai precisar de uma grande quantidade de alimento para ficar satisfeito. As rações Standart precisam ser oferecidas em grande quantidade para que o animal fique saciado, além de terem um baixo valor nutricional, por isso não compensam. Mas, se mesmo assim você não puder bancar rações Super Premium por toda a vida do cão, ao menos no primeiro ano de vida e a partir dos oito anos de idade, dê rações de alta qualidade.


O que deve ser levado em consideração para escolher uma ração na hora da compra?

Basicamente a idade, raça, tamanho, porte, peso, nível de atividade física e estilo de vida do

cão. A escolha da marca fica a critério do tutor, que deve observar qual produto o seu animal

se adaptou melhor. Fique atento às fezes, atividade, pelagem e aceitação pelo cão. Evite

comprar a granel.


É sempre importante antes de escolher a ração, que o animal passe por um Check Up para

averiguar se não possui nenhum tipo de doença crônica. Depois do exame, o médico

veterinário irá indicar a ração ideal para o quadro do seu pet. Essas são rações de prescrição e somente devem ser utilizadas se forem receitadas por um médico veterinário.


Até mais!

#ração #escolher #cachorro #familyvet #saúde #canina

25 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury