Como evitar feridas nas patas?

Feridas ns patas podem trazer dor e desconforto ao seu cão. Saiba como evitar esse problema com a veterinária Ana Cristina da Family Vet


As almofadinhas das patas dos cães estão propensas a sofrerem feridas difíceis de curar, já que estão sempre em contato com o chão. Por isso devemos prestar especial atenção aos locais onde pisam os nossos animais de estimação.


As ruas da cidade, o parque, o campo ou a praia, podem ser o lugar onde o seu animal de

estimação poderá machucar as almofadinhas, se ele pisar, por exemplo, em vidros, pedrinhas

e objetos perfurantes. Por isso é importante verificar as patas de seu animal, para que, se

houver algo diferente, você procure um veterinário o quanto antes.


Além disso, passeie com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou

depois das 20h. Se não puder nesses horários, uma dica é verificar a temperatura do chão,

andando descalço ou colocando as costas da sua mão na calçada durante 35 segundos. Isso é importante porque, às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o asfalto continua quente. Se for possível aguentar a temperatura em sua mão durante este tempo, o animal pode passear no chão sem problemas.


Em casos extremos, onde haja necessidade em levar seu cão para andar quando o chão ainda estiver muito quente, é recomendado o uso de algum tipo de proteção nas patinhas. Embora o uso de sapatinhos caninos seja condenado por muitos, eles podem ser bastante úteis nesse tipo de ocasião, já que protegem as patinhas de qualquer tipo de ferimento ou queimadura. No entanto, evite obrigar seu cão a usar esse tipo de acessório caso ele não se adapte bem à ele, pois o incômodo de um cachorro ao usar um sapatinho também pode ser grande e, inclusive, causar acidentes; tendo em vista que o andar do animal se torna muito mais complicado com esses acessórios.


Além disso, considere que sua casa também pode ser uma fonte de perigos para o seu animal de estimação, sobretudo se há objetos afiados ou vidros quebrados que não são recolhidos e, inclusive, o contato com diferentes produtos de limpeza. Lembre-se que os animais têm um pH muito diferente do da pele das pessoas e, portanto, se usar nele algum produto para humanos, poderá provocar um dano maior na ferida já existente.


Nunca medique seu animal antes de consultar o médico veterinário.

#patas #feridas #saúdecanina #cachorro #perigos #familyvet

179 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury