Como identificar problemas no fígado dos cães?

Apesar de pouco falado, as doenças no fígado podem ser muito penosas para o seu filhote. A Dra. Ana Cristina da Family Vet, te explica tudo o que você precisa saber!




As doenças hepáticas em cães (ou hepatopatias) são uma das principais doenças caninas que levam ao óbito. O fígado é um órgão que desempenha funções importantíssimas para o metabolismo do animal.


As funções hepáticas estão relacionadas direta ou indiretamente a diferentes órgãos, sendo assim, as hepatopatias em cães podem afetar outras áreas do corpo e prejudicar atividades importantes para o metabolismo. Por isso, é importante que o diagnóstico de doenças caninas no fígado seja feito precocemente. O que atrasa a identificação do problema, muitas vezes, é o fato dos primeiros sintomas serem sutis devido à capacidade regenerativa do órgão.


Geralmente, os sintomas de doenças do fígado só são notados quando a doença está em estado avançado e se apresentam como: perda de peso; cansaço; olho opaco; vômito; diarreia; micção frequente; barriga aumentada; amarelamento do corpo; sede excessiva.

Entre os causadores das doenças de fígado em cães, podemos destacar: infecções virais, alimentares ou bacterianas, doenças congênitas, hereditariedade, ingestão de substâncias tóxicas e predisposição de algumas raças, como Doberman e Schnauzer.


O diagnóstico precoce de doenças hepáticas em cães só acontece em animais que fazem acompanhamento periódico de um médico veterinário. Exames de rotina, como análises de sangue, urina, radiografia abdominal e ultrassonografia podem identificar alterações nas funções hepáticas.


O tratamento desta doença canina é indicado conforme o estágio, agente causador, tipo de doença hepática e condições do animal. É comum que seja usada uma medicação e cuidados com uma alimentação desenvolvida especialmente para cães com disfunção hepática. O tratamento de doença hepática tem 4 objetivos: eliminar ou remover, se possível, o agente causador de doença; minimizar os efeitos negativos do agente causador da doença no fígado; favorecer a cura e a regeneração hepática e manter a vida do animal até as funções do fígado voltarem à normalidade

#doenças #hepáticas #veterinária #cuidados #cachorro

561 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury