Dentes de leite: seu cão também tem!

Você sabia que seu canino também troca dentes de leite por definitivos? Saiba mais sobre o assunto do post da veterinária Ana Cristina da Family Vet



Da mesma forma que nós, os cachorrinhos também nascem banguelas, começando a mostrar seus primeiros dentinhos por volta da terceira semana de vida. Os dentes “de leite” são bem mais pontiagudos e afiados do que os dentes definitivos e começam a cair por volta do quarto mês de vida dos cães. Em grande parte dos casos, os tutores nem chegam a perceber quando os dentes do animal começam a cair. No entanto, isso não é motivo para preocupação, já que, mesmo quando o cachorro acaba engolindo seu próprio dente “de leite”, isso não acarreta consequências para a sua saúde.

O normal durante a troca de dentes é que o dente “de leite” caia e, somente depois, nasça odente permanente. Caso o dente permanente comece a nascer enquanto o dente “de leite”ainda esteja no lugar, este deverá ser imediatamente extraído pelo veterinário, paraproporcionar espaço para os dentes permanentes nascerem. Mesmo que o dente “de leite”venha a cair mais tarde, o dente permanente pode nascer em posição errada, prejudicando asaúde bucal do seu pet. É indicado que os cães das raças pequenas e mais propensas a ter esse tipo de problema (como Poodle, Yorkie e Maltês, entre outros) façam uma consulta comprofissional por volta dos 7 meses de idade, para que possam ser avaliados.

Embora possa parecer algo preocupante, a troca de dentição dos cachorros é, na maioria dasvezes, bastante simples, sendo o maior problema enfrentado por eles durante esse período,sejam as coceiras na gengiva, que podem fazer com que ele se comporte de maneira bastante compulsiva, passando a roer e morder tudo o que aparece a sua frente. Fatores como falta de apetite e apatia não podem ser ignorados nesta fase (já que a aparição destes sintomas não é natural, e deve ser investigada).

Fornecer brinquedos que o animal possa morder bastante é fundamental durante onascimento de seus dentes definitivos, pois, desta forma, o cão poderá aliviar sua coceira sem destruir o restante do seu lar. Brinquedos de borracha e que são próprios para ser gelados no freezer (promovendo uma sensação fria e de alívio para o cão que brinca com ele) são alguns dos mais indicados para esta fase. O que não deve ser permitido é que os animais “brinquem de morder” com nossas mãos, pés e outros objetos não indicados.

É fundamental saber que os dentes dos cachorros devem receber atenção e cuidados constantes e, embora haja brinquedos e comidas no mercado pet que ajudem a limpar a região bucal dos animais, eles NÃO SÃO O SUFICIENTE para manter seu pet livre do acúmulo de sujeira e da formação de placa bacteriana, que pode provocar graves problemas periodontais no cão e, inclusive, fazer com que ele perca seus dentes permanentes de maneira precoce.

Mesmo sabendo que os cães vão trocar a dentição “de leite” pela definitiva, vale a pena iniciara escovação cedo, para eles se acostumarem. Portanto, a escovação diária dos dentes é extremamente necessária, e deve ser feita com escovas e pastas específicas para o animal. consulte seu veterinário sobre os produtos disponíveis e qual o mais adequado para seu cachorro.

#dentesdeleite #veterinária #cachorro #saúdecanina #cuidados

50 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury