Dessensibilização: evite a o medo e a agressividade nas atividades diárias

Seu cão se comporta de forma agressiva ou acuada durante atividades diárias? Sabe o que é dessensibilização? Andrei Kimura, da Cão Cidadão, te explica!


Dessensibilização é uma palavra técnica que pode significar de forma simplificada

acostumar alguém à alguma coisa, neste caso, estamos falando de animais. Imaginemos uma situação em que um cão tem excessivo medo de ônibus. Se levarmos este cão na garagem dos ônibus para "enfrentar" seu medo e esperarmos ele parar de se debater - além de ser crueldade - não vamos dessensibilizar, mas sim, se entregar por exaustão, física e emocional.


Solucionando de forma saudável

Para lidar com o medo de forma saudável, primeiramente, devemos decompor os elementos que podem estar despertando o medo para trabalharmos cada um separadamente. Seguindo nosso exemplo do ônibus, seriam:


- Barulho do motor;

- Visualização do ônibus se aproximando.


Como começar?

Se não tivermos controle sobre a situação, precisamos criar esse controle. Precisamos ir à um local aberto, em que os ônibus possam ser visualizados de longe e que não venham em sua direção. A distância é importante porque o objeto não fará um barulho tão alto a ponto de assustar seu cão.


Fique atento aos sinais corporais e vocalizações do cão, se ele manifestar medo, se encolher, tentar fugir, chorar ou latir a distância ainda não é suficiente. Sempre ofereça recompensas para criar uma associação positiva com o que esta engatilhando a situação (se é um cachorro que aceita petiscos na rua - perfeito - caso contrário faça carinhos e elogios). Não recompense se houver manifestação de medo! Tenha certeza que o animal percebe a situação, se ele direciona os olhos e\ou as orelhas para o objeto.


Só funciona com ônibus?

Usamos o exemplo do ônibus, mas tudo pode ser dessensibilizado. Analise o porquê desta sensibilidade exacerbada do animal. O que pode ter levado a ter medo? Um trauma, uma situação inesperada, desconhecida, susto ou dor?


Normalmente o susto é o fator mais traumatizante. Dores, por outro lado, podem ser previstas e solucionadas de forma rápida. A maioria dos traumas ocorre durante as fases iniciais da vida do animal, por ser o período mais sensível da vida desse. Se informe sobre a vacina comportamental”, acostume seu animal desde a fase filhote com possíveis medos da fase adulta.


Utilizando as medidas descritas desse post, seu cão se tornará mais sociável e solicito as tarefas que precisam ser realizadas. Cães medrosos nem sempre se escondem ou fogem, eles podem se tornar agressivos e violentos, ferindo aqueles que estão ao seu redor. Quando esse comportamento é percebido pelos tutores, a dessensibilização se torna uma questão de segurança para sua família e NÃO DEVE ser dispensada. Em casos como esse, procure um profissional de adestramento para evitar acidentes e obter melhores resultados.


Nos vemos no próximo post! Até!

#dessensibilização #cachorro #adestramento #saúde #canina

25 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Site created by Carolina Koury

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis