Dicas de higiene diária para cães

Os cuidados diários com a higiene de cães são importantes para eles e sua família se sentirem confortáveis e saudáveis. A Ana Cristina da Family Vet te dá dicas importantíssimas de cuidados com seu peludo!




Aqui vamos dar algumas dicas de higiene para manter seu cãozinho sempre limpinho! Os cães precisam tomar banho em um intervalo mínimo de uma semana. Já a escovação dos pelos e dos dentes deve ser diária!


Escovação

A escovação dos pelos depende muito da raça do seu cachorro. Animais de pelos longos e cheios exigem uma escovação mais detalhada e é indispensável. Essa escovação é importante para evitar o surgimento de nós causados por pelos embolados nos animais, o que gera um grande desconforto para eles. Já a escovação em animais de pelo curto contribui para a remoção dos pelos mortos e saúde geral da pele.

Escovação dentária

A escovação dentária é um processo fundamental para a saúde. Ela deve ser feita com cuidado, principalmente no caso de filhotes. Inicialmente pode-se escovar com uma pasta de dente específica para cachorros e o seu próprio dedo indicador, fazendo movimentos circulares na boca do cãozinho. Assim, o seu pet vai entendendo aos poucos o processo. Depois de um tempo, pode-se utilizar uma dedeira ou uma escova de dente para cachorro. A saúde bucal do seu animal é importante para a prevenção de tártaro, que causa mau hálito, a formação de placas bacterianas e gengivite, além de problemas em órgãos como fígado, rins e cérebro.


Limpeza dos olhos

A limpeza dos olhos, das orelhas e narinas pode ser feita diariamente. Existem produtos específicos para esses locais, mas o soro fisiológico pode ser usado sem problemas. Basta usá-los juntamente com gaze e realizar a limpeza. Algumas raças possuem lágrima que se acumulam nos pelos ao redor dos olhos. Nesses casos, a higiene da área é ainda mais importante, pois evita infecções.


Limpeza das orelhas

É importante que as orelhas do seu cachorro estejam sempre bem secas e limpas. A higienização da parte externa da orelha deve ser feita por meio do uso de algodão. Como as orelhas dos cães são muito delicadas, evite usar o cotonete, pois isso pode causar problemas no animal.


Limpeza das patas

Sempre depois do passeio diário, é importante realizar a limpeza das patinhas. O ideal é usar lenços umedecidos, existem desses específicos para cães. Mas você também pode usar para humanos, o ideal é que não tenham álcool nem cheiro. O cheiro pode incomodar o cãozinho enquanto o álcool pode agredir a pele.


**Fique atento!**

Verificando alguma alteração na pele, pelo, olhos, narinas, dentes, orelhas ou patinhas do seu cão, procure um veterinário.

#saúde #cachorro #animal #pet #veterinária #limpeza #diária

547 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury