Doença do carrapato: o vilão dos caninos

A doença do carrapato assombra tutores e é o vilão da saúde dos nossos cães. Vem saber mais sobre todos os detalhes com a Dra. Ana Cristina da Family Vet




As Hemoparasitoses (Erlichiose, Babesiose e Anaplasmose), conhecidas popularmente como “Doença do Carrapato”, são doenças transmitidas por carrapatos, que afetam cerca de 1 em cada 10 animais. Na maior parte dos casos, os tutores não desconfiam que o animal esteja infectado, pois trata-se de uma doença silenciosa, cujos primeiros sintomas aparecem quando ela está num estágio mais avançado.

A doença, inicialmente silenciosa, pode começa a destruir, aos poucos, a medula óssea e rins de animais, causando até mesmo uma meningite e convulsões. Ela é, normalmente, transmitida por carrapatos que tiveram contato com animais doentes e que, depois, se instalaram em outros animais.

Os principais sintomas que cães infectados apresentam são febre, prostração, perda de apetite e hemorragias. Esses sintomas podem estar acompanhados de deficiência de plaquetas no sangue do animal, baixa de glóbulos brancos do sangue e também de hemáceas. Podem ainda ocorrer urina com sangue, pneumonia, vômito e diarreia. E como os sintomas da doença variam de animal para animal, ela também pode ser confundida com os da cinomose. Na grande maioria dos casos, a doença não se manifesta imediatamente. Os cuidados com os animais de estimação devem ser frequentes, pois a doença pode ser transmitida não apenas em grandes áreas de matas e terrenos, mas também em parques, pet shops, hoteizinhos ou, até mesmo, no próprio lugar onde o animal mora.

A melhor maneira de prevenir a doença é evitando contato com o carrapato e levando o cão ao veterinário anualmente para realizar os devidos exames. Desta forma, poderá ser obtido o diagnóstico antes mesmo da doença se manifestar e o tratamento sendo mais eficiente, ou seja, o diagnóstico precoce é o melhor tratamento.

Lembre-se: leve seu cão ao veterinário para check ups periódicos!!


#doença #carrapato #cachorro #cães #cuidados #veterinaria #familyvet

376 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury