Gravidez canina: quais os cuidados é preciso ter?

Um grande momento na vida do tutor, a gravidez canina é um momento delicado que precisa de cuidados especiais. A Dra. Ana Cristina da Family Vet te dá todas as dicas para ter uma mamãe e filhotes saudáveis




Existe uma série de cuidados que devem ser tomados antes, durante e após enfrentar uma gestação canina bem planejada. O primeiro deles é, sem dúvidas, a escolha do macho ideal, que deve ser do mesmo porte da fêmea ou menos, para evitar, por exemplo, que a fêmea tenha problemas no parto, devido ao tamanho dos filhotes. Fêmea e macho também devem estar com as vacinações em dia e devidamente saudáveis.

A gestação canina poderá ser confirmada, através do ultrassom a partir dos 25 dias e através de palpação feita pelo veterinário, somente a partir de trinta e cinco dias após a cruza. Em cadelas não existe exame de sangue específico para diagnosticar uma gestação. O Raio-X a partir dos 45 dias de gestação é o exame que consegue quantificar os filhotes. Esses exames devem ser seriados durante as visitas de acompanhamento veterinário.

Quando uma cadela está gestante, o peso e as necessidades calóricas aumentam de forma constante, com isso indicamos realizar a troca da ração do animal A gestação terá uma duração de 58 a 64 dias, devendo ser acompanhada pelo veterinário, para garantir que não aconteça nada errado nem com a cadela, nem com os filhotes. É importante ressaltar que em uma gestação indesejada nunca deve-se utilizar anticoncepcionais na cadela gestante.

Muitas vezes o animal consegue fazer sozinho o parto, mas sempre recomendamos um acompanhamento pelo tutor, para que reconheçam situações de urgência e procurem auxilio veterinário o mais rápido possível. Alguns animais que apresentam dificuldade no parto devem ser encaminhados para realização de cesariana de emergência. Nestes casos, a cirurgia deve ser realizada o quanto antes para salvar os filhotes e a mãe. Se tudo correr bem, recomendamos que a mãe e os filhotes sejam levados a um veterinário aos 7 dias após o parto para primeira avaliação.


#gravidez #cachorro #veterinária #cuidados #pet #saúde #cuidados

105 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury