Manobras para cães engasgados

Fique atento aos sinais e veja as dias da Camilla Fontana para ajudar seu cãozinho



Quem nunca, por um momento de descuido, derrubou algo no chão e o teve comido/mastigado pelo seu cachorro? Bom se você nunca passou por isso, tenha certeza que em algum momento vai passar! Por mais calmo que seu cão possa ser, ele instintivamente vai levar o objeto a boca e é nessa hora que alguns acidentes podem acontecer.

Por conta desses instintos eles acabam, muitas vezes engasgando facilmente, seja com um o objeto derrubado sem querer, um brinquedo, ração ou até mesmo a saliva. Nesses momentos temos que manter a calma e agir rapidamente para conseguir identificar e salvar a vida do nosso aumiguinho.



Identificando que meu animal está engasgado


Um animal com o quadro de engasgamento apresentam insuficiência respiratória; ficam agitados e agoniados, tossindo para regurgitar o objeto; entram em uma “posição de pânico” -corpo reto e tenso-; em casos mais severos podem até desenvolver uma perda de consciência.


Como devo agir?


Em primeiro lugar você deve manter a calma e passar essa calma para seu cão. Em alguns casos o eles conseguem expelir sozinho o objeto, nesse caso recomendasse dar alguns tapinhas, não muito fortes, nas “costas” e, com os braços por baixo do tronco do animal o inclinar, por volta de uns 180º, com a cabeça voltada para o chão. Caso não surta efeito, devesse rapidamente ligar para seu veterinário de confiança e ele lhe instruirá como deve agir no seu caso, pois um caso é diferente do outro.


Caso você enxergue o que está obstruindo deve-se ser removido o mais rápido possível, mas como sabemos que não é fácil fazer o cãozinho colaborar, principalmente nessas horas, recomendasse levá-lo ao seu veterinário ou a clínica/hospital mais próximo IMEDIATAMENTE para que esse profissional treinado faça a desobstrução, pois em alguns casos é necessário a retirada do objeto por meio de um endoscópio.


Independente se seu animal tiver engasgado por alimento, água, brinquedo... E conseguiu

desengasgar por conta própria, você deve levá-lo ao veterinário para exames, pois muitas vezes não percebemos, mas o objeto pode ter causado uma lesão interna e/ou possa ter algum resíduo no pulmão.


O que não devo fazer?


Não se deve colocar o dedo na garganta no animal para puxar o objeto, caso não tenha 100% de certeza e confiança, pois o movimento pode acabar o deslocando e complicando ainda mais se quadro. Também não devemos tentar dar água ao animal, pois ele pode acabar se afogando!


NÃO é recomendado fazer a Manobra de Heimlich, pois essa técnica é muito agressiva e pode acabara danificando algum órgão ou fraturando alguma costela do animal... e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?


Como eu posso evitar que meu cachorro se engasgue?


Assim que notar que o cachorro tem algo não identificado dentro da boca, deve tentar abrir - com a palma da mão em baixo da mandíbula, de forma moderada pressione os dedos na lateral da boca, ele vai sentir um desconforto e então abri-la, então você deve passar o dedo dentro da boca sem medo para remover o conteúdo - com cuidado para não erguer a cabeça para seu conteúdo não passar para a sentar vias respiratórias.


Se algo cair no chão, evitar fazer movimentos bruscos para pegar e gritar para o cachorro ficar longe, isso só vai atiçar ainda mais a curiosidade instintiva dele; cuidar para que ele não se alimente muito rápido e o alimento “erre o caminho”, hoje em dia já existem comedouros que ajudam nessa questão de desacelerar; e por fim evitar dar brinquedos pequenos ou que tenham partes que se soltam facilmente - devemos ter uma atenção especial com os que contém aqueles apitos que soltam pedaços.

#engasgo #veterinário #dicas #manobras

26 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury