O risco de dar remédios humanos a animais

Se você oferece remédio humano aos seus animais é importante entender os ricos dessa atitude para a saúde de seu animal. A Dra. Ana Cristina da Family Vet, te conta mais nesse post




A maioria dos princípios ativos dos medicamentos usados em medicina veterinária também é encontrada na medicina humana. Assim, muitas vezes, os medicamentos prescritos são encontrados tanto em “farmácias humanas” quanto em “farmácias veterinárias”. O que difere geralmente são as doses encontradas nas formulações veterinárias, que são menores, ajustadas para os pequenos animais. Muitas vezes não é necessário repartir o comprimido ou é mais fácil, tendo uma maior eficiência no tratamento. Os remédios específicos para os pets também são de tamanhos menores, compatíveis com o porte deles. Diminuem também a possibilidade de náusea e vômitos, pois há diferenças no revestimento do comprimido. Há alguns medicamentos palatáveis, que facilitam a administração.


Na rotina clínica, atendemos inúmeros animais intoxicados por medicações humanas que foram administradas por seus tutores sem orientação veterinária. Muitas vezes, os tutores acham que diminuir um pouco a dose do medicamento resolverá o problema do seu cão, porém, muitas medicações são tóxicas e podem causar sérios problemas aos animais ou levá-los à morte.


Os sintomas mais comuns incluem diminuição ou ausência de apetite, vômito com sangue, fezes escuras, sensibilidade abdominal, desidratação, anemia, gastrite, úlceras gástricas, hemorragia gástrica, alterações no fígado, necrose de rins e inflamação do intestino com hemorragia.


Devemos ter cuidado com esse tipo de prática, pois ela é muito perigosa. Medicar animais exige conhecimento profissional e deve ser feito apenas pelo médico veterinário e não pelo tutor ou até mesmo por conhecidos, pelo atendente de casas de ração ou pet shop. Às vezes, pequenas economias podem colocar em risco a vida do seu animal de estimação. Em outros casos, a intoxicação ocorre sem a intenção do tutor: os medicamentos ficam em locais de fácil acesso e o animal come acidentalmente.


Sempre procure um médico veterinário quando seu animal ficar doente e não ofereça nenhum medicamento sem orientação do mesmo. Suspeitando que seu animal tenha ingerido medicação humana ou apresente algum sinal de intoxicação, conforme os citados acima, leve-o imediatamente ao veterinário para atendimento emergencial.


#remédios #humanos #veterinários #veterinária #cachorro #riscos

93 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury