Patinhas online

Leia abaixo sobre a história, objetivos e atuação do nosso parceiro



História

Há muitos anos existia uma lista de discussão no site Yahoo chamada "Libertação Animal", para simpatizantes da causa, amantes dos animais e protetores em geral. No ano de 2006 circulou uma mensagem informando da existência de um abrigo muito carente, onde uma senhora começou a acolher animais de rua. Infelizmente ela era sozinha e sem recursos para mantê-los, os animais tinham apenas o abrigo e alimentação, mas faltavam os cuidados veterinários, eles não eram castrados, nem vacinados. As adoções eram raras e a situação era bem precária. 

Algumas pessoas participantes desse grupo, se propuseram então a ir em um final de semana até o local para avaliar as condições. Foram e decidiram começar a ajudar, de início fazendo rifas e vendendo produtos para arrecadar dinheiro e castrar os animais (foi o primeiro passo). Esse grupo então foi se organizando, catalogando os animais e os divulgando para adoção de forma independente e no final do ano deram o nome de "Patinhas Online" para o grupo, que atuava de forma "artesanal", fazendo um pouquinho por vez. As pessoas que participaram dessas primeiras ações sequer participam do grupo hoje, mas outros voluntários se juntaram às ações e a partir do ano seguinte começamos a fazer feiras de adoção e ter um controle mais rígido das questões de saúde dos cães. Criamos então um site e começamos todo o trabalho.  A formalização aconteceu em 2011 (criação de estatuto e ata e registro em cartório) e o registro na Receita Federal em 2014, por questões burocráticas, por isso dizemos que formalmente só em 2014. Do grupo de 2006 não existe mais ninguém que ainda faz parte do Patinhas, o voluntário mais antigo no grupo é o Erik (que passou alguns anos afastado e retornou em 2011) e há também uma outra voluntária, a Juliana, que está no Patinhas desde 2007. 


Trabalho atual

O Patinhas Online, ajuda um abrigo que mantém cerca de 50 cães e 10 gatos para adoção. Promovemos os primeiros cuidados, a vacinação e castração desses animais e depois os divulgamos para adoção. Entrevistamos os interessados, realizamos as adoções e fazemos o acompanhamento posterior. No passado, realizamos mutirões de castração, palestras e participação em eventos de conscientização, entretanto, como todo nosso trabalho é voluntário e a disponibilidade de tempo é escassa, acabamos concentrando nossos esforços nos procedimentos para adoção destes animais abrigados. Somos um grupo pequeno de 7 pessoas (coordenadores), porém temos cadastrados no mailing mais de 5.000 voluntários, mas os ativos são por volta de 200 (que frequentam os mutirões de passeio e banho que realizamos mensalmente).

Objetivos

A ONG está empenhada em encontrar novos lares para animais que vivem em abrigos, bem como promover a conscientização da população quanto a posse responsável. Nossos objetivos como protetores são combater o abandono, maus tratos e crueldades contra animais e conscientizar mais pessoas a lutarem por essa causa tão importante. Tentamos mudar a visão das pessoas que não pensam ainda nos animais como seres merecedores do mesmo respeito que um humano. Enquanto alguns animais são vistos como parte da segurança de um imóvel, outros são tidos como parte da família ou parte fundamental em resgate humano. Os valores são diferentes porque nem todos enxergam uma vida à sua frente. Eles são seres que não respondem por si além de seus instintos, logo, temos que responder e olhar por eles. São seres com os mesmos direitos à vida como qualquer outro ser vivo. Atualmente estamos um patamar acima do que era antigamente, graças às mudanças de valores, palestras de conscientização e à nossa própria evolução como seres humanos. Como exemplo dessa conscientização e evolução, em alguns anos de trabalho, temos visto uma mudança de perfil... felizmente as pessoas estão começando a entender que um animal adotado tem o mesmo valor que um animal comprado, hoje você vê em bairros nobres vários vira-latinhas passeando, o que há dez anos era raro. Isso não aconteceu naturalmente, foi todo um trabalho dos protetores e ONGs de mostrar a importância da adoção. Abrir as portas das ONGs a voluntários, pessoas comuns, sem vínculo com a causa animal, também é super importante. Ao ver as condições que um animal vive em um abrigo, a perspectiva muda!


Quer saber como doar e fazer parte de tudo isso? Vem ver!

#patinhasonline #adoção #historia

10 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Site created by Carolina Koury

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis