Plaquinha de identificação ou microchip: qual a melhor opção para o seu animal?

O microchip cresce cada vez mais com uma alternativa de identificação dos caninos. Será que essa é realmente a melhor opção? O Cartão Animal nos ajudou a responder essa pergunta! Leia e descubra




Primeiramente, para falarmos sobre microchip, precisamos entender o que é e como funciona. O microchip veterinário é um chip eletrônico contido em um cilindro de ar, esse conjunto é bem pequeno, do tamanho de um grão. Ele não precisa de pilhas ou baterias, funcionando a vida inteira do animal sem necessidade de manutenção. Ele é aplicado por uma seringa por baixo da pele do seu animal, na parte dorsal. Não há restrições de raça ou tamanho, qualquer animal pode receber o microchip. Os veterinários recomendam a aplicação entre o 10º dia e os dois meses de idade ou no terceiro mês de vida, já que ele será vacinado. As informações do seu animal são cadastradas pelo veterinário, caso queira alterar qualquer campo é necessário entrar em contato.


O funcionamento se dá da seguinte forma: um scanner, específico para esse fim, passa sobre o microchip e o ativa. A partir desse movimento, ele passa a emitir uma frequência de rádio. Quando o animal se perde, é utilizado um leitor específico, que mostra o número do cadastro. Esse número deve ser anotado para acessar ao banco de dados que contém as informações do tutor.


Muitos tutores ao fazer a instalação do microchip passam a não usar mais plaquinhas de identificação, por entenderem que o animal poderá ser encontrado por esse meio. Contudo, essa atitude pode ser um risco, pois poucos são os locais atualmente que possuem um leitor para extrair essas informações do animal. O aparelho de escaneamento é caro, e o microchip não é visível, caso um passante encontre seu amigo, ele muito provavelmente não conseguirá encontrar seu contato para devolvê-lo para casa.


Outro problema está no banco de dados onde ficam guardadas as informações do seu pet. Esses não são integrados, e por isso, toda a vez que alguem consegur achar o número de identificação do seu animal é preciso entrar em todos os bancos de dados disponíveis para saber a qual ele pertence... Cansativo né?


As plaquinhas ainda ganham na facilidade de alteração de dados e acessibilidade, fatores cruciais para você reencontrar um animal perdido. E você? Já fez sua plaquinha? Agora é sua chance de garantir o seu com desconto exclusivo, cupom de desconto na Cartão Animal: autenticao10


Até mais pessoal! :)

#identificação #microchip #cartãoanimal #desvantagens #vantagens #palcadeidentificação

45 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury