Porque os cães urinam para marcar território?

Você já se perguntou porque seu filhote urina em móveis, paredes e outros objetos? Quando falam sobre "marcar território" você entende? A Ana Cristina da Family Vet te explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto!




A marcação de território dos animais é um comportamento extremamente natural e se dá principalmente através de urina e fezes.

É por meio delas que os animais se comunicam entre si. É comum que seu cachorro cheire os excrementos dos outros que já passaram pelo mesmo local. Eles conseguem identificar uma fêmea no cio, um cão dominante ou um amigável, pois cada um tem um cheiro individual.

A marcação de território dentro de casa pode ser um incômodo muito grande para o tutor. Mas devemos, antes de tudo, entender o que está acontecendo com o pet.

Existem cães muito inseguros que urinam pela casa toda, principalmente quando estão sozinhos. Geralmente, os donos acham que o cachorro fez por birra, só porque foi deixado sozinho, mas isso acontece para que ele possa deixar o local com seu próprio cheiro e, sendo assim, eles ficam com menos medo e autoconfiantes.

Também temos aqueles animais carentes que entendem que quando urinam fora do local, chamam a atenção do seu tutor e, mesmo que seja de forma negativa, adquirem um momento de atenção.

Quando colocamos algum objeto novo como tapetes e móveis, ou até mesmo outros cães e visitas dentro de casa, geralmente seu cachorro acaba fazendo um xixi fora do lugar, ou em cima do objeto para deixar seu próprio cheiro e mostrar que chegou ali primeiro.

Como protocolo básico, um animal que demarca território precisa ser castrado. Porém, mesmo castrados, alguns continuam a demarcação. Para diminuir essa probabilidade, castrar antes da maturidade sexual ajuda muito, pois o comportamento não foi moldado. O seu animalzinho não nasceu sabendo as regras de convivência na sua casa. Por isso, adestrar seu animal mostrando limites, melhorando sua autoconfiança, reforçando positivamente quando fizer no local correto, muita paciência e orientação de um profissional são atitudes imprescindíveis para uma melhor convivência na família.

#urina #fezes #cachorro #território #veterinária #familyvet

303 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury