Problemas renais em cães: o que são e por que são tão recorrentes?

Doenças renais são uma grande preocupação dos tutores. A Dra. Ana Cristina da Family Vet te explica tudo sobre esse problema




A doença renal é um problema comum entre cães adultos e idosos e é uma condição que danifica os rins do seu cachorro.


A causa dessa doença é musitas vezes desconhecida. Infecções, toxinas, idade avançada, problemas de formação e distúrbios hereditários e no sistema imunológico podem ser algumas das possibilidades. Sabe-se que a chance de desenvolver problemas renais em cães dobra entre 10 e 15 anos de idade, que alguns alimentos para cães com altos índices de fósforo, sódio e proteína poderão acelerar a progressão da doença e que algumas raças estão mais propensas a desenvolver certas condições renais, como Shar Pei, Bull Terrier, Cocker Spaniel Inglês, Bullmastife, Rottweiler, West Highland White Terrier, Golden Retriever,Lhasa Apso, Schnauzer Miniatura, Shih Tzu, Poodle.


Os rins desses animais tornam-se incapazes de concentrar a urina, provocando um aumento na frequência de urina e na ingestão de água. Além disso, os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, resultando no acúmulo de resíduos e toxinas que podem prejudicar a saúde do animal.


A doença renal é uma doença silenciosa, incurável e progressiva. Os sintomas da doença renal crônica em gatos e cães só tornam-se perceptíveis a partir de 75% de perda da função renal. Quando o tutor procura um veterinário, geralmente só resta 35% da capacidade renal.

Náusea, vômitos, diarreia, falta de apetite e perda de peso (em função do acúmulo de toxinas no corpo), sede excessiva e desidratação, além do aumento na frequência e quantidade de urina são sinais dessa doença.


Converse com o médico-veterinário sobre um check-up precoce. O diagnóstico pode ser difícil e diversos exames são necessários para confirmar a existência de doença renal, classificá-la entre quadros agudos e crônicos e delinear quais as alterações presentes no organismo do animal, para que assim o tratamento do paciente seja direcionado. O diagnóstico pode ser feito com exames de sangue a partir de 25% de perda de função renal, e o tratamento iniciado com antecedência pode ajudar a prolongar e melhorar a qualidade de vida de seu pet.

#doença #renal #veterinária #riscos #raças

371 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury