Setembro lilás

Você sabe o que é o Setembro lilás? A Dra Ana Cristina te explica o que é e qual a importância desse mês de conscientização



Foto: Divulgação

Setembro Lilás é uma campanha de conscientização e combate do câncer em animais.

Esta causa visa diminuir os diagnósticos de câncer e prolongar a vida e vitalidade dos

bichinhos, informando aos tutores a importância de levar os pets ao médico-veterinário de sua preferência para acompanhar a saúde dos mesmos e identificar possíveis riscos, evitando o desenvolvimento da doença.


Os motivos pelos quais o câncer animal aparece ainda são, na grande maioria, ocultos. O

câncer em cães é uma doença que sempre existiu, e hoje a incidência só é mais notável por

três principais motivos:


- A forma de criar animais de estimação mudou;

- A população e a estimativa de vida dos cães tiveram um aumento significativo e os recursos de diagnóstico e tratamento avançaram;

- A literatura médica veterinária é ampla ao relacionar o aumento da expectativa de vida dos animais ao aparecimento de doenças complexas, como o câncer.


Os tumores de mama, pele e os linfomas são as modalidades mais frequentes no Brasil. O

câncer não faz distinções, atinge fêmeas e machos na mesma proporção. Porém, algumas

raças são mais acometidas que outras, principalmente em animais idosos. Se detectado em fases iniciais, o câncer pode ser tratado e o animal ter vida longa, com excelente qualidade. Além disso, alguns tipos de tumor podem ser prevenidos, evitando a dor e o desconforto do seu bichinho.


Os sintomas de um animal com câncer variam muito com o tipo de tumor. Em algumas

situações os sinais são bastante inespecíficos, como emagrecimento, apatia, diarreia, vômitos ou febre constante. Mas apesar das várias manifestações específicas de cada câncer, o animal pode apresentar apenas perda significativa de peso, antes que sinais mais graves apareçam. Por isso, é extremamente importante a consulta no médico-veterinário de sua confiança, para que ele possa verificar, instruir e diagnosticar, se preciso, colaborando com a saúde dos seus pets.


É imprescindível que o diagnóstico parta do médico-veterinário, que irá orientar os

proprietários quanto aos cuidados direcionados aos animais com câncer, pois tipos diferentes da doença exigem cuidados e tratamentos específicos, adequados ao caso do seu animal. Para alguns tipos de câncer há meios de prevenção. Sabe-se que uma forma de prevenção aos tumores de mamas para fêmeas, gatas e cadelas, é castrá-las antes de um ano de idade, o que diminui as chances de desenvolvimento da doença.


Embora ainda não tenha cura, o câncer é uma doença que pode ser controlada, dependendo

do estágio em que ela se encontra quando é feito o diagnóstico. Por isso exames de prevenção regulares são tão importantes, já que é fundamental que a descoberta aconteça o mais cedo possível. O diagnóstico precoce é a única maneira de enfrentar o câncer com possibilidades de prolongamento da vida do animal. Dessa forma, tornam-se indispensáveis as visitas frequentes ao médico-veterinário, para que o mesmo acompanhe a saúde do pet e possa identificar possíveis riscos, antes mesmo que a doença comece a se manifestar, bem como auxiliar os tutores com orientações de prevenção.


Você não espera, mas pode acontecer! Leve seu pet ao veterinário frequentemente! Até mais!

#setembrolilás #prevenção #câncer #saúdecanina #cuidados

19 visualizações

Autenticão 2018

Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon

Autenticão - São Paulo - ​30.041.893/0001-84​ - PAC 9 dias úteis / Sedex 6 dias úteis

Site created by Carolina Koury